JB News
Por Émerson Teixeira
Do local Guilherme Augusto
A Prefeitura de Cuiabá apresentou nesta quinta-feira (25) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa da gestão do prefeito Abilio Brunini que amplia as ações de formação esportiva e reforça a ligação entre esporte, educação e inclusão social. O evento contou com a presença do prefeito, do secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, além dos atletas profissionais cuiabanos Riquelme Hernandes e Lucas Calegari, que atualmente atuam no futebol internacional.
A proposta integra a expansão do programa municipal voltado à formação esportiva gratuita e prevê atendimento inicial para 600 crianças e adolescentes nos polos do Bom de Bola, Bom de Escola, fortalecendo uma estrutura maior do programa esportivo da Prefeitura, que já disponibiliza milhares de vagas em diferentes modalidades esportivas distribuídas por todas as regiões da capital. Os participantes recebem treinamento técnico, uniformes, materiais esportivos, alimentação e acompanhamento especializado, tendo ainda o desempenho escolar monitorado como parte da metodologia do projeto.
A administração municipal aposta no esporte como ferramenta de transformação social. A iniciativa busca manter crianças e adolescentes dentro da escola, estimular a disciplina, fortalecer valores como respeito e cidadania e oferecer oportunidades para jovens que sonham em seguir carreira esportiva ou simplesmente desenvolver uma vida mais saudável. Além do futebol, o programa contempla diversas modalidades esportivas desenvolvidas em ginásios, quadras e espaços públicos espalhados por Cuiabá.
Um dos momentos mais aguardados do lançamento foi a participação do lateral Riquelme Hernandes, atleta cuiabano que atualmente defende o Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos. Revelado no futebol brasileiro, o jogador conversou com a imprensa e destacou a importância de incentivar crianças da própria cidade a acreditarem que é possível alcançar o futebol profissional.
Durante a entrevista, Riquelme contou que, mesmo morando em Dubai, continua acompanhando o Cuiabá Esporte Clube sempre que a diferença de oito horas de fuso permite.
“Sempre acompanho o Cuiabá quando posso. De Dubai para cá são oito horas de diferença, então às vezes fica complicado assistir, mas sempre que consigo estou torcendo pelo Cuiabá.”
O atleta também falou da saudade da terra natal e revelou que a primeira parada quando retorna ao Brasil é a casa da avó.
“O que eu sinto falta mesmo é do peixe. Toda vez que venho de férias eu já aviso minha avó: ‘Estou chegando, faz aquele peixinho frito que eu gosto’.”
Ao comentar sua trajetória no futebol, Riquelme lembrou que não iniciou a carreira como lateral. Segundo ele, começou atuando como ponta, depois passou para o meio-campo e acabou sendo improvisado na lateral durante uma passagem pelo CRB.
“Eu era ponta, depois fui para meia. Quando cheguei ao CRB estava faltando lateral e perguntaram se eu podia jogar ali. No começo fiquei bravo, cheguei em casa reclamando com meu pai, mas ele falou para eu aceitar porque daria certo. Hoje estou na lateral.”
Questionado sobre a escassez de laterais no futebol brasileiro, o cuiabano acredita que ainda pode conquistar espaço na equipe nacional.
“Acredito que a Seleção Brasileira está precisando de laterais. Eu trabalho para isso e acredito que um dia vou chegar lá. Se Deus quiser, em 2030 posso estar disputando uma Copa do Mundo.”
Riquelme também comentou sua expectativa para a nova temporada no futebol dos Emirados Árabes. Como sua equipe conquistou o título nacional, a tendência é disputar a principal competição continental, aumentando as chances de enfrentar clubes de grandes estrelas internacionais, inclusive equipes ligadas ao astro Cristiano Ronaldo.
A presença de atletas formados em Cuiabá foi um dos principais diferenciais do lançamento do programa. Para a Prefeitura, histórias como a de Riquelme servem de inspiração para mostrar às crianças que dedicação aos estudos, disciplina e compromisso com o esporte podem abrir portas dentro e fora do Brasil.
Também presente na cerimônia, o lateral Lucas Calegari, que atua no futebol da Turquia, participou da apresentação do projeto e das atividades com os jovens. A trajetória do atleta será abordada em uma matéria específica.
VEJA :