MOBILIDADE X ARBORIZAÇÃO

“Entre uma árvore e a vida de uma pessoa, eu escolho salvar vidas”, diz Abílio ao defender retirada de árvores na Fernando Corrêa

· 3 min de leitura
“Entre uma árvore e a vida de uma pessoa, eu escolho salvar vidas”, diz Abílio ao defender retirada de árvores na Fernando Corrêa

JB News

Por Nayara Cristina e Guilherme Augusto

As intervenções para retirada de árvores na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, continuam gerando forte repercussão e dividindo opiniões entre ambientalistas, vereadores, moradores e até integrantes da base de apoio da Prefeitura. Em meio às críticas, o prefeito Abílio Brunini saiu em defesa da obra e afirmou que a decisão foi técnica, necessária para ampliar a segurança viária e evitar novos acidentes em um dos trechos considerados mais perigosos da capital.

Segundo o prefeito, a remoção da vegetação faz parte das adequações necessárias para a ampliação da rotatória existente na região, permitindo um novo dimensionamento da via. De acordo com ele, a prioridade da administração municipal é preservar vidas, ainda que isso implique alterações na arborização do local.

“Para construir a Avenida Miguel Sutil tiraram árvores. Para construir a Avenida das Torres tiraram árvores. Para construir a Fernando Corrêa também foi necessário retirar árvores. Toda grande obra modifica o ambiente onde ela é executada”, afirmou.

Abílio destacou que a Prefeitura não ignora a importância da preservação ambiental, mas argumentou que, diante da necessidade de escolher entre manter as árvores ou eliminar um ponto considerado crítico para acidentes, optou pela segurança da população.

“Entre a vida de uma pessoa e uma árvore, eu escolho salvar a vida de uma pessoa. Uma família que perde um filho ou um pai por causa de uma travessia perigosa não será compensada por cinquenta árvores”, declarou.

O prefeito explicou que sempre que existe viabilidade técnica as árvores são transplantadas para outras áreas. Entretanto, segundo ele, algumas espécies possuem raízes profundas ou estão instaladas em locais onde a remoção integral é praticamente impossível sem causar ainda mais impactos.

“Nós transplantamos árvores quando isso é possível. Mas existem situações em que a retirada com toda a raiz se torna inviável, principalmente em uma caixa viária como aquela. O impacto para remover e transportar árvores daquele porte seria enorme.”

Como medida compensatória, Abílio afirmou que a empresa responsável pela obra realizou o plantio de milhares de mudas e que o município também intensificou as ações de arborização em diversos bairros da cidade.

Segundo ele, mais de quatro mil mudas já foram plantadas como compensação ambiental e um novo mutirão de arborização foi programado para a Avenida V2, entre os bairros Nova Esperança e Industrial, com o plantio de mais de 400 árvores.

“Convido as pessoas que criticaram a retirada das árvores para participarem também do plantio das novas mudas. Cuiabá precisa de mais arborização e estamos investindo nisso.”

O prefeito também rebateu críticas de que a compensação ambiental deveria ocorrer com árvores adultas. Segundo ele, retirar exemplares já desenvolvidos de outros locais apenas deslocaria o problema.

“Uma árvore de dez anos já está cumprindo sua função em outro lugar. Tirá-la para plantar em outro ponto não resolve a questão ambiental. O plantio de árvores adultas existe, mas normalmente elas possuem cerca de um ano ou um ano e meio, que é o estágio adequado para esse tipo de transplante.”

Durante a entrevista, Abílio comentou ainda as críticas feitas pela vereadora Mara, que defendeu a existência de alternativas para evitar a retirada das árvores da Fernando Corrêa. O prefeito afirmou que a parlamentar nunca apresentou formalmente qualquer proposta ao Executivo.

“A vereadora sempre teve acesso ao meu gabinete. Ela poderia ter me procurado, apresentado estudos ou alternativas. Não fez isso. Optou por se manifestar publicamente, mas nenhuma proposta técnica chegou até mim.”

Além de defender a obra, o prefeito aproveitou para anunciar o endurecimento das regras contra cortes ilegais de árvores em Cuiabá. Segundo ele, a Prefeitura aumentou o rigor para concessão de autorizações de poda, intensificou a fiscalização e encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que amplia significativamente as multas para quem promover supressão irregular da vegetação urbana.

“Nós aumentamos o rigor na liberação das podas, endurecemos as penalidades e enviamos um projeto à Câmara ampliando ainda mais as multas para quem fizer corte ilegal. Espero que os vereadores aprovem rapidamente.”

Abílio reconheceu que parte das infrações ambientais ocorre por iniciativa de particulares e afirmou que, embora o município invista em educação ambiental, muitas pessoas ainda preferem correr o risco de serem multadas.

“A prevenção passa pela conscientização. Mas infelizmente há quem prefira pagar multa a agir corretamente. Quando isso acontece, resta ao poder público fiscalizar e punir.”

As declarações do prefeito acontecem em um momento de intenso debate sobre o equilíbrio entre preservação ambiental e expansão da infraestrutura urbana. Enquanto críticos defendem alternativas para reduzir o impacto sobre a arborização da cidade, a Prefeitura sustenta que as intervenções seguem critérios técnicos e serão acompanhadas de medidas compensatórias de reflorestamento e ampliação das áreas verdes em diferentes regiões de Cuiabá.

VEJA:

0:00
/2:31