“NÃO BATEU BOCA”

Flávia Moretti é hostilizada e desacatada por vereador durante protocolo na Câmara de Várzea Grande

· 3 min de leitura
Flávia Moretti é hostilizada e desacatada por vereador durante protocolo na Câmara de Várzea Grande

JB News

Por Nayara Cristina

A crise política entre a Prefeitura de Várzea Grande e a Câmara Municipal ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira (22), após um episódio de tensão envolvendo o vereador Wender Madureira e a prefeita Flávia Moretti (PL) durante o protocolo de projetos de lei considerados estratégicos para a gestão municipal. Horas depois da confusão, a Prefeitura de Várzea Grande divulgou uma nota oficial afirmando que a chefe do Executivo foi “desacatada” dentro do Poder Legislativo enquanto cumpria uma agenda institucional.


Segundo a administração municipal, Flávia Moretti esteve pessoalmente na Câmara para protocolar projetos ligados à Saúde, Educação e áreas administrativas da prefeitura. A prefeita chegou ao Legislativo acompanhada por secretários municipais, apoiadores políticos e por equipes da Guarda Municipal responsáveis pela segurança institucional durante a ação.


Durante o protocolo dos documentos, o vereador Wender Madureira abordou a prefeita e iniciou cobranças relacionadas à situação de serviços públicos do município, incluindo supostos atrasos de pagamentos, reclamações sobre a precariedade de atendimentos e questionamentos sobre a condução da administração municipal. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o parlamentar eleva o tom durante a discussão, provocando um tumulto nos corredores da Câmara. A ação do vereador foi tratada com hostilização da prefeita.


As imagens, compartilhadas em grupos de WhatsApp, páginas políticas e veículos de imprensa da cidade, mostram o vereador discutindo com integrantes da Guarda Municipal e fazendo cobranças públicas à prefeita diante de assessores, servidores e pessoas que acompanhavam a movimentação no Legislativo. Em determinado momento, o clima de tensão aumenta e agentes de segurança tentam conter a situação.


Após a repercussão do caso, a Prefeitura de Várzea Grande divulgou uma nota afirmando que Flávia Moretti foi alvo de uma abordagem agressiva e que também houve desacato contra agentes da Guarda Municipal. Segundo a gestão municipal, apesar do tumulto, a situação foi controlada na sequência.


“A Prefeitura de Várzea Grande informa que a chefe do Executivo, Flávia Moretti, foi desacatada ao protocolar no Poder Legislativo nesta sexta-feira projetos de leis importantes para a saúde e para a administração municipal”, diz trecho da nota encaminhada pela Secretaria Municipal de Comunicação.


O posicionamento oficial afirma ainda que o vereador Wender Madureira teria adotado uma postura agressiva durante a abordagem à prefeita e reforça que a administração municipal considera legítimo o papel fiscalizador da Câmara, desde que exercido com equilíbrio e responsabilidade institucional.


“A Prefeitura de Várzea Grande defende o livre debate, a pluralidade política e o respeito. Defende ainda que a fiscalização do Executivo deve ser conduzida com equilíbrio, urbanidade e responsabilidade institucional, priorizando os interesses da população várzea-grandense”, completa a nota.


Nos bastidores políticos, o episódio aprofundou ainda mais o ambiente de desgaste entre o Executivo municipal e parte dos vereadores da Câmara de Várzea Grande. A presença de diversas viaturas e agentes da Guarda Municipal durante o protocolo também gerou reações entre parlamentares e pessoas que acompanhavam a movimentação no Legislativo. Enquanto críticos interpretaram a mobilização como um excesso, aliados da prefeita afirmam que a medida ocorreu por questões de segurança institucional diante do clima político tenso registrado nas últimas semanas.


A crise ocorre em meio a discussões envolvendo aprovação de projetos estratégicos da prefeitura, suplementações orçamentárias, reorganização administrativa e disputas políticas entre integrantes da base e da oposição. Nos bastidores, lideranças políticas avaliam que o episódio desta sexta-feira expôs publicamente o agravamento da relação entre Executivo e Legislativo em Várzea Grande e abriu um novo capítulo da instabilidade política no município.


Até o momento, o vereador Wender Madureira sustenta que apenas exerceu seu papel de fiscalização e cobrança em defesa da população. Já a Prefeitura de Várzea Grande mantém o entendimento de que houve excesso durante a abordagem feita à prefeita dentro da Câmara Municipal.

Veja a nota :

Nota da Prefeitura de Várzea Grande na íntegra:


“A Prefeitura de Várzea Grande informa que a chefe do Executivo, Flávia Moretti, foi desacatada ao protocolar no Poder Legislativo nesta sexta-feira (22.05) projetos de leis importantes para a saúde e para a administração municipal.


O vereador Wender Madureira abordou agressivamente a prefeita e durante discussão desacatou a autoridade da Guarda Municipal. Houve pequeno tumulto, controlado na sequência.


A Prefeitura de Várzea Grande defende o livre debate, a pluralidade política e respeito. Defende ainda que fiscalização do Executivo deve ser conduzida com equilíbrio, urbanidade e responsabilidade institucional, priorizando os interesses da população várzea-grandense.”