COMISSÃO DE SAÚDE

Após queixas de pacientes, Michelly fiscaliza UPA Morada do Ouro

· 2 min de leitura
Após queixas de pacientes, Michelly fiscaliza UPA Morada do Ouro

A inspeção faz parte do cronograma definido pela Comissão de Saúde após reunião realizada neste mês

A presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, vereadora Michelly Alencar (UB), afirmou nesta terça-feira (24) que a UPA Morada do Ouro apresentou avanços importantes nos últimos meses, resultado de uma série de ações acompanhadas pela comissão junto à Secretaria Municipal de Saúde. A declaração foi dada durante visita técnica realizada pelos vereadores à unidade.

A inspeção integra o cronograma de fiscalizações definido pela Comissão de Saúde após reunião realizada neste mês, quando os parlamentares decidiram intensificar o acompanhamento das unidades de pronto atendimento da Capital para verificar as principais reclamações da população e cobrar soluções do Executivo.

Durante a visita, Michelly infomou que a comissão encontrou melhorias em áreas que vinham sendo alvo frequente de queixas dos usuários, especialmente na estrutura física da unidade e na oferta de serviços.

“Nós identificamos muitos avanços. Ainda existem situações que precisam ser melhoradas, mas que já estão no planejamento para serem solucionadas, como questões de infraestrutura e mobiliário. A reforma do telhado, que era uma das principais reclamações da população, já foi realizada. Hoje encontramos o raio-X funcionando, equipe completa e vários problemas que eram apontados pela população já enfrentados pela gestão”, afirmou.

A parlamentar ressaltou que o trabalho da comissão vai além da fiscalização e busca acompanhar de perto as respostas dadas pelo poder público. “A Comissão de Saúde está presente nas unidades porque recebe as demandas da população e tem o compromisso de buscar respostas. A gente sai daqui com a sensação de que a saúde está avançando. Sabemos dos desafios, mas é importante reconhecer quando as melhorias chegam para quem precisa do atendimento”, disse.

Michelly também reforçou que a visita teve caráter técnico e de acompanhamento. “Não é uma visita de visitação. É uma visita de acompanhamento. Nosso papel é mostrar aquilo que a população aponta como problema, mas também verificar o que está sendo feito para resolver essas situações”, declarou.

Vice-presidente da Comissão de Saúde, o vereador Ilde Taques destacou a atuação da presidente na condução dos trabalhos e afirmou que a comissão tem mantido presença constante nas unidades. “Quero parabenizar a presidente Michelly, que tem conduzido essa comissão de forma muito atuante. Além de fiscalizar, estamos orientando e acompanhando as melhorias. É importante reconhecer os avanços quando eles acontecem”, afirmou.

O vereador Alex Rodrigues também ressaltou a importância das visitas presenciais e disse ter encontrado uma unidade com melhorias estruturais e operacionais. “Estamos indo onde a população precisa que a gente esteja. Encontramos uma unidade organizada, com atendimento funcionando e melhorias importantes na estrutura. Nosso papel é acompanhar de perto e contribuir para que os serviços continuem avançando”, declarou.

Durante a visita, representantes da Secretaria Municipal de Saúde apresentaram as intervenções realizadas na unidade e reforçaram que a UPA permanece aberta ao acompanhamento dos órgãos de controle e dos parlamentares.

A Comissão de Saúde deve continuar o cronograma de visitas nas demais UPAs de Cuiabá nas próximas semanas, acompanhando o andamento das melhorias e verificando as condições de atendimento oferecidas à população.