FORÇA MUNICIPAL
O ex-governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, deu nesta terça-feira um dos passos mais importantes de sua trajetória política ao lançar oficialmente sua pré-candidatura ao Senado Federal. Ao seu lado, a ex-primeira-dama Virginia Mendes também iniciou uma nova fase na vida pública ao colocar seu nome à disposição como pré-candidata à Câmara dos Deputados.
Durante conversa com a imprensa antes do evento político realizado em Cuiabá, Mauro demonstrou confiança no projeto eleitoral que começa a ser construído para 2026 e afirmou que já conta com uma ampla rede de apoio em todo o estado. Segundo ele, mais de 100 prefeitos mato-grossenses deverão declarar apoio à sua candidatura ao Senado nos próximos meses.
“Eu tenho recebido apoio, com certeza vou ter apoio de mais de 100 prefeitos. Não vou falar nomes agora porque quem tem que anunciar apoio são eles, não eu. Mas recebi hoje dezenas de mensagens e ligações de prefeitos justificando ausência e reafirmando apoio”, declarou.
A fala foi interpretada nos bastidores como uma demonstração de força política e de capilaridade municipal construída ao longo dos quase oito anos em que Mauro esteve à frente do Governo de Mato Grosso. Prefeitos de diversas regiões do estado mantiveram relação institucional com a gestão estadual durante o período marcado por grandes investimentos em infraestrutura, saúde, educação e logística.
Questionado sobre as articulações partidárias que antecedem a formação das chapas para as eleições de 2026, Mauro afirmou que as conversas seguem avançando entre as principais siglas que integram sua base política. Segundo ele, o diálogo entre partidos é natural e continuará acontecendo até o período das convenções.
Atualmente, lideranças do Podemos, União Brasil e Republicanos mantêm tratativas para consolidar uma composição que possa sustentar a futura chapa majoritária no estado.
Mauro também minimizou conversas entre dirigentes partidários e lideranças de diferentes grupos políticos, afirmando que o diálogo faz parte do processo democrático e não deve ser interpretado como rompimento ou afastamento de alianças.
“O diálogo acontece na política e é muito comum. Ser adversário em um processo eleitoral não transforma ninguém em inimigo. Eu vejo com naturalidade qualquer conversa entre partidos e lideranças. O importante é manter o respeito”, afirmou.
O evento desta terça-feira marcou não apenas o lançamento de uma candidatura ao Senado, mas também a entrada oficial de Virgínia Mendes na disputa por um mandato eletivo. Após anos de atuação em projetos sociais e ações voltadas à assistência às famílias em situação de vulnerabilidade, a ex-primeira-dama passa agora a buscar espaço na política institucional.
Nos bastidores, a avaliação é de que a dobradinha Mauro-Virgínia tende a se tornar um dos principais polos de articulação eleitoral para 2026. A expectativa dos organizadores era reunir lideranças políticas, prefeitos, vereadores, deputados estaduais, deputados federais e representantes de diversos segmentos da sociedade mato-grossense.
Com o lançamento das pré-candidaturas, o grupo político liderado por Mauro Mendes inicia oficialmente sua movimentação para as eleições do próximo ano, apostando na força municipalista, no legado administrativo dos últimos anos e na construção de uma ampla aliança partidária para manter protagonismo no cenário político de Mato Grosso.