10 ANOS DE CONSTRUÇÃO

“Várzea Grande agora é uma cidade de inovação e tecnologia”, diz Flávia Moretti durante inauguração do Parque Tecnológico

· 3 min de leitura
“Várzea Grande agora é uma cidade de inovação e tecnologia”, diz Flávia Moretti durante inauguração do Parque Tecnológico

JB News

Por Nayara Cristina

E Guilherme Augusto

Após uma década entre planejamento, obras, paralisações e entraves burocráticos, Mato Grosso passou a contar oficialmente com um dos maiores empreendimentos voltados à ciência, tecnologia e inovação do Estado. O Centro de Inovação do Parque Tecnológico foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, em Várzea Grande, reunindo autoridades estaduais, municipais, pesquisadores e representantes do setor produtivo. Durante a solenidade, a prefeita Flávia Moretti destacou que o novo espaço representa uma transformação econômica para o município e afirmou que o complexo consolida uma nova vocação para a cidade.

Várzea Grande agora é uma cidade de inovação e tecnologia. Uma cidade onde daqui vai sair tecnologia para Mato Grosso, para o Brasil e para o mundo”, declarou a prefeita, ao destacar o significado da entrega da obra.

Com investimento aproximado de R$ 25 milhões, o Centro de Inovação possui uma estrutura moderna com 3.920,31 metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos. O prédio reúne ambientes inteligentes, laboratórios especializados, salas para pesquisa aplicada, espaços de coworking, equipamentos de alta performance e infraestrutura destinada ao desenvolvimento de startups, projetos científicos e soluções tecnológicas voltadas ao setor produtivo.

Em seu discurso, Flávia Moretti afirmou que a inauguração também representa uma conquista pessoal. Segundo ela, a luta pela implantação do Parque Tecnológico começou muitos anos antes de assumir a Prefeitura, quando ainda presidia a subseção da OAB em Várzea Grande.

A prefeita relembrou que participou de diversas reuniões junto ao Governo do Estado entre os anos de 2018 e 2022 para defender a instalação do empreendimento no município. “É um sonho realizado. É uma meta cumprida como cidadã várzea-grandense. Lutei por esse parque desde quando era presidente da OAB de Várzea Grande. Se pesquisarem, vão encontrar registros de várias reuniões buscando a implantação desse projeto e brigando para que ele saísse do papel”, afirmou.

Para Flávia, o Parque Tecnológico vai muito além da entrega de uma obra pública. Ela acredita que o empreendimento será um dos principais motores de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico da região, atraindo empresas, pesquisadores, investimentos e geração de empregos qualificados.

“Esse parque representa crescimento econômico para Várzea Grande, para Mato Grosso e para toda a região Centro-Oeste. Será um marco de desenvolvimento, inovação e tecnologia para nossa cidade”, ressaltou.

Durante a entrevista, a prefeita também revelou que uma das primeiras decisões tomadas ao assumir a administração municipal, em janeiro de 2025, foi destravar a contrapartida de responsabilidade da Prefeitura para permitir a conclusão da obra.

Segundo ela, quando chegou ao Executivo encontrou parte da infraestrutura do complexo completamente paralisada, apesar de existir contrato e processo licitatório em andamento. A falta da ordem de serviço impedia o avanço das obras.

“Quando assumimos, a obra estava parada havia anos. O processo licitatório existia, mas não havia ordem de serviço. Determinei imediatamente a retomada dos trabalhos. Foi uma das primeiras ordens de serviço assinadas pela nossa gestão justamente para destravar uma obra que estava paralisada tanto por parte do município quanto do Estado”, explicou.

Flávia informou ainda que a Prefeitura investiu aproximadamente R$ 3,9 milhões na infraestrutura urbana do entorno do Parque Tecnológico, recursos utilizados como contrapartida municipal para viabilizar a conclusão do empreendimento.

Ao abordar a situação financeira do município, a prefeita aproveitou para cobrar maior agilidade da Câmara Municipal na votação de projetos de crédito suplementar. Segundo ela, mais de R$ 22 milhões destinados à área da saúde permanecem parados aguardando aprovação legislativa.

“Eu não posso utilizar recursos provenientes de emendas parlamentares sem a autorização orçamentária. Hoje temos mais de R$ 22 milhões destinados à saúde aguardando votação na Câmara, e novos recursos ainda vão chegar. Precisamos dessa aprovação para colocar esse dinheiro à disposição da população”, afirmou.

Com a inauguração, o Governo de Mato Grosso passa a disponibilizar um dos maiores polos de inovação tecnológica do Estado. A expectativa é que o Centro de Inovação impulsione pesquisas científicas, desenvolvimento de startups, capacitação profissional, parcerias entre universidades e empresas, além da criação de novas soluções tecnológicas capazes de fortalecer a economia regional e consolidar Várzea Grande como um novo polo de inovação no Centro-Oeste brasileiro.

VEJA :

0:00
/2:57