Com nova convocação, governo amplia força da educação e promete rede entre as melhores do país
JB News
Por Nayara Cristina
O reforço na educação pública de Mato Grosso ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira (30), com o anúncio feito pelo governador Otaviano Pivetta da convocação de mais 370 professores aprovados no concurso estadual. A medida integra a segunda chamada do cadastro de reserva e consolida um movimento que vem sendo executado desde o ano passado para recompor e fortalecer o quadro efetivo da rede estadual de ensino.
Com o novo chamamento, o número total de profissionais nomeados chega à marca de 1.600 convocações previstas, sendo que 1.230 já haviam sido efetivados anteriormente. A iniciativa, segundo o governo, segue um planejamento estratégico para atingir a meta de 1.500 professores convocados dentro do certame, ampliando a presença de educadores concursados nas salas de aula e reduzindo a dependência de contratos temporários.
Ao anunciar a medida, Pivetta destacou que a política de valorização do ensino passa diretamente pela contratação de profissionais efetivos e pela melhoria das condições de aprendizado. “Estamos avançando com responsabilidade no ensino em Mato Grosso. Esses novos profissionais vão contribuir para elevar a qualidade da educação, ampliar oportunidades para os estudantes e consolidar uma rede que possa figurar entre as melhores do Brasil”, afirmou.
Os procedimentos administrativos para a nomeação e posse dos novos docentes estão sendo conduzidos de forma integrada entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que atuam na organização das etapas finais do processo, incluindo lotação e ingresso nas unidades escolares.
A secretária de Educação, Flavia Emanuelle, reforçou que o chamamento representa mais um passo no cumprimento do concurso público e na estruturação da rede estadual. Segundo ela, a expectativa é de que os novos servidores comecem a atuar o quanto antes, contribuindo diretamente para o funcionamento das escolas. “Estamos na fase da segunda chamada do cadastro de reserva para completar o concurso. Há uma grande expectativa para que esses profissionais estejam em sala e fortaleçam o ensino em todo o estado”, pontuou.
A convocação ocorre em um cenário de pressão por melhorias na educação pública, especialmente no que diz respeito à qualidade do ensino e à presença de professores efetivos nas escolas. Para o governo, o reforço no quadro permanente é visto como um dos pilares para garantir continuidade pedagógica, estabilidade nas equipes escolares e melhores resultados no desempenho dos alunos.
Com a nova leva de convocações, a gestão estadual busca não apenas cumprir o cronograma do concurso, mas também sinalizar um avanço concreto na política educacional, apostando na valorização profissional como instrumento central para transformar a realidade das salas de aula em Mato Grosso.