JB News
Por Nayara Cristina e Guilherme Augusto
O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, anunciou nesta quinta-feira (25), durante agenda em Várzea Grande, um amplo pacote de investimentos voltado à melhoria da qualidade de vida da população do município. As ações contemplam duas das principais demandas históricas da cidade: a construção de um novo Pronto-Socorro e de uma maternidade de alto padrão, além do apoio financeiro e técnico do Governo do Estado para solucionar definitivamente os problemas de abastecimento de água administrados pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE).
Os anúncios foram feitos após a inauguração do Centro de Inovação do Parque Tecnológico Mato Grosso e, segundo o governador, fazem parte de uma estratégia do Estado para ampliar os investimentos estruturantes na segunda maior cidade mato-grossense.
Pivetta afirmou que a saúde e o saneamento básico são prioridades absolutas da atual gestão e que o desenvolvimento econômico de Mato Grosso precisa ser acompanhado por investimentos capazes de garantir dignidade à população.
Em tom de indignação, o governador afirmou que o Estado não aceitará mais que uma cidade com cerca de 350 mil habitantes continue convivendo com problemas considerados básicos.
“Nós não vamos mais aceitar passivamente essa história. Não tem como um brasileiro, um mato-grossense, morar ao lado da Capital e ainda conviver com a falta de abastecimento de água. Isso me deixa realmente comovido e preocupado.”
Segundo Pivetta, Mato Grosso não pode continuar sendo reconhecido nacionalmente como uma potência econômica enquanto parte da população da região metropolitana ainda enfrenta dificuldades para ter acesso regular à água tratada.
“Se queremos ser reconhecidos como um Estado desenvolvido, precisamos garantir primeiro que as necessidades básicas da população sejam atendidas. Não podemos assistir a isso sem agir.”
Para enfrentar esse problema histórico, o governador anunciou que visitaria o Departamento de Água e Esgoto (DAE) ao lado da prefeita Flávia Moretti para conhecer detalhadamente a situação da autarquia e discutir alternativas capazes de ampliar a produção e a distribuição de água no município.
“Agora eu vou ao DAE junto com a prefeita para entender exatamente a situação. Estamos negociando recursos do Estado para ajudar o DAE a garantir abastecimento para toda a população de Várzea Grande.”
O sistema de abastecimento de água de Várzea Grande enfrenta problemas acumulados ao longo de décadas, como baixa capacidade de produção, redes antigas, equipamentos desgastados e frequentes interrupções no fornecimento. Em diversos bairros, moradores convivem constantemente com a falta de água, situação que se agravou nos últimos anos em razão do crescimento populacional e da necessidade de modernização da infraestrutura.
Para Pivetta, resolver esse problema exige planejamento, investimentos permanentes e uma atuação conjunta entre Estado e Município.
O governador também anunciou um dos maiores investimentos em saúde pública já planejados para Várzea Grande: a construção de um novo complexo hospitalar formado por um Pronto-Socorro e uma maternidade de alto padrão, que será construído pelo Governo do Estado e posteriormente doado ao município.
Segundo ele, a área onde o empreendimento será instalado já está em fase final de definição e a expectativa é que, nos próximos dias, seja assinada a ordem para elaboração dos projetos técnicos.
“Nós estamos definindo o endereço. No início da próxima semana vamos cravar o local e assinar a ordem. O Governo do Estado vai construir e doar para Várzea Grande um novo pronto-socorro e uma maternidade de alto padrão.”
Durante a entrevista, Pivetta classificou como inaceitável a situação da atual unidade hospitalar do município, afirmando que a estrutura existente já não consegue atender adequadamente o crescimento da cidade.
“Várzea Grande padece há muitos anos de um pronto-socorro precário, que envergonha todos nós mato-grossenses.”
A proposta do Governo é desenvolver uma unidade hospitalar moderna, planejada para atender às necessidades da população nas próximas décadas, com foco em eficiência operacional, ampliação da capacidade de atendimento e melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde.
Embora o Executivo ainda não tenha divulgado o valor do investimento nem a quantidade de leitos, a expectativa é que o novo complexo esteja preparado para atendimentos de urgência e emergência, alta complexidade, assistência obstétrica, maternidade e cuidados neonatais, reduzindo a pressão sobre a atual estrutura municipal.
O anúncio ocorre em um momento em que Várzea Grande enfrenta desafios históricos na área da saúde. O atual Pronto-Socorro Municipal, inaugurado há décadas, tornou-se insuficiente para atender uma população que hoje ultrapassa 350 mil habitantes e ainda recebe pacientes de diversos municípios vizinhos da Baixada Cuiabana.
Segundo Pivetta, a construção do novo hospital integra um conjunto de investimentos estruturantes do Governo do Estado na região metropolitana, que inclui obras de mobilidade urbana, habitação, inovação tecnológica e saneamento básico.
O governador ressaltou que saúde e abastecimento de água são políticas públicas complementares e fundamentais para elevar a qualidade de vida da população.
“A ampliação da oferta de água tratada reduz doenças, melhora a saúde pública e acompanha o crescimento urbano de Várzea Grande.”
Ao defender os investimentos, Pivetta afirmou que cabe ao Estado antecipar soluções para problemas históricos e garantir que o crescimento econômico de Mato Grosso seja convertido em benefícios concretos para a população.
“Não basta o Estado crescer. É preciso transformar esse crescimento em qualidade de vida para as pessoas. Saúde é prioridade e Várzea Grande merece uma estrutura moderna, eficiente e capaz de atender sua população com dignidade.”
Segundo o governador, após a definição da área do novo hospital, o Estado iniciará imediatamente a elaboração dos projetos técnicos e das etapas necessárias para futura licitação da obra. Paralelamente, continuará trabalhando em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande para estruturar investimentos que ampliem a capacidade do sistema de abastecimento de água, considerado um dos maiores desafios da cidade.
Ao encerrar a agenda, Pivetta reforçou que resolver os problemas históricos de Várzea Grande deixou de ser apenas uma meta administrativa e passou a representar um compromisso pessoal de sua gestão.
“Agir significa fazer acontecer. Nós somos do fazimento. O povo de Várzea Grande merece dignidade. Merece abrir a torneira de casa sabendo que terá água todos os dias e também merece uma saúde pública de qualidade. O Estado estará presente para ajudar a resolver definitivamente esses problemas.”
VEJA :