PRISÃO E RESGATE

Maus-tratos a animais terminam com dois presos e resgate de quatro cães em Barra do Garças

· 2 min de leitura
Maus-tratos a animais terminam com dois presos e resgate de quatro cães em Barra do Garças

JB News

Por Emerson Teixeira e Guilherme Augusto

Uma ação integrada entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Barra do Garças resultou no resgate de quatro cães vítimas de maus-tratos e na prisão em flagrante de dois homens, na tarde desta quinta-feira (25), no bairro Nova Barra. Durante a operação, as equipes também apreenderam um simulacro de arma de fogo encontrado no imóvel onde os animais eram mantidos.

A ocorrência foi desencadeada após denúncias encaminhadas ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), relatando que cães estariam vivendo em situação de abandono, sem os cuidados mínimos necessários e em ambiente considerado inadequado para a permanência dos animais.

Ao chegarem ao endereço indicado, policiais militares do 5º Batalhão atuaram em conjunto com servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da equipe de Bem-Estar Animal, que já realizava uma fiscalização no local em razão das denúncias recebidas.

Durante a inspeção, as equipes constataram que os animais eram mantidos em condições incompatíveis com o bem-estar, apresentando indícios de negligência e maus-tratos. Diante da situação, foi determinado o resgate imediato dos cães para garantir a preservação da saúde e da integridade dos animais.

Ao todo, quatro cães foram retirados da residência, sendo dois de pequeno porte e dois de grande porte. Após o resgate, os animais foram encaminhados aos cuidados da equipe municipal de Bem-Estar Animal, onde passarão por avaliação veterinária, receberão tratamento adequado e permanecerão em local seguro até a completa recuperação.

Durante a ação, os policiais também localizaram um simulacro de arma de fogo dentro do imóvel, que foi apreendido e encaminhado juntamente com os demais materiais relacionados à ocorrência.

Os dois suspeitos receberam voz de prisão em flagrante e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado. Eles permanecerão à disposição da Justiça e responderão pelos crimes previstos na legislação de proteção aos animais, enquanto a Polícia Civil dará continuidade às investigações para apurar todas as circunstâncias do caso.

O episódio reforça a importância das denúncias feitas pela população e da atuação conjunta entre os órgãos de segurança pública e fiscalização ambiental no combate aos maus-tratos contra animais, prática considerada crime no Brasil e que pode resultar em penas de prisão, multa e outras sanções previstas em lei.