ELEIÇÕES 2026
JB News
Por Nayara Cristina e Guilherme Augusto
O ex-secretário-chefe da Casa Civil e deputado federal Fábio Garcia (União Brasil) fez nesta segunda-feira (15) uma das mais enfáticas declarações de apoio ao projeto político do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) para as eleições de 2026. Durante a inauguração da nova sede estadual do Republicanos, em Cuiabá, Garcia afirmou que Mato Grosso vive o melhor momento de sua história recente e defendeu a continuidade do modelo de gestão implantado pelo governador Mauro Mendes.
Diante de prefeitos, deputados, vereadores e lideranças políticas de diversas regiões do estado, Fábio classificou Mauro Mendes como o maior governador da história de Mato Grosso e afirmou que o ciclo administrativo iniciado em 2019 transformou completamente a realidade econômica do estado.
“Não tenho nenhum receio de dizer que, para mim, Mauro Mendes foi o melhor governador da história de Mato Grosso. Ninguém fez tanto, ninguém entregou tanto e ninguém tirou o estado de uma situação tão difícil para transformá-lo em um dos que mais investem no Brasil”, declarou.
A fala ocorre em um momento em que os grupos políticos começam a se organizar para a sucessão estadual. Embora a candidatura de Pivetta ainda não tenha sido oficialmente lançada, o o governador é apontado como principal nome do grupo governista para disputar o Palácio Paiaguás em 2026.
Durante seu discurso, Fábio Garcia destacou que os avanços registrados nos últimos anos chegaram aos 142 municípios mato-grossenses e afirmou que o estado precisa manter a mesma linha administrativa para continuar crescendo.
Segundo ele, a prosperidade observada atualmente em Mato Grosso é resultado de uma gestão pautada pela responsabilidade fiscal, investimentos em infraestrutura e fortalecimento dos municípios.

“Mato Grosso merece continuar sendo bem administrado, com seriedade, honestidade e compromisso com a população. Os investimentos precisam continuar chegando para que possamos transformar este estado no melhor lugar do Brasil para se viver”, afirmou.
Ao direcionar a fala a Otaviano Pivetta, Garcia ressaltou a trajetória administrativa do vice-governador e disse acreditar que ele reúne experiência e preparo para assumir o comando do estado.
Ele lembrou que Pivetta foi prefeito de Lucas do Rio Verde por três mandatos e participou diretamente das principais decisões do atual governo ao longo dos últimos quase oito anos.
“Pela sua história, por tudo o que construiu em Lucas do Rio Verde e por ter participado ativamente da transformação de Mato Grosso ao lado de Mauro Mendes, eu tenho certeza de que você está preparado para esse desafio”, afirmou.
A declaração foi interpretada nos bastidores como um dos mais claros movimentos de consolidação do apoio do União Brasil ao projeto político liderado por Pivetta. Além de reforçar a unidade entre Republicanos e União Brasil, o discurso também sinaliza que a base governista pretende construir uma narrativa eleitoral baseada na continuidade das obras, dos investimentos e dos resultados alcançados pela atual gestão.
Ao encerrar sua fala, Fábio Garcia reafirmou o compromisso de permanecer ao lado de Pivetta na construção do projeto para 2026 e convocou a militância governista a iniciar a caminhada eleitoral.
“Conte conosco nessa caminhada. Estamos juntos nesse desafio. Vamos seguir trabalhando para fazer de Mato Grosso o melhor estado do Brasil para viver”, concluiu.
VEJA :