JB News
Por Nayara Cristina e Guilherme Augusto
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, assinaram nesta terça-feira (2) o projeto “Bom de Esporte, Bom de Escola”, iniciativa que pretende ampliar o acesso de crianças e adolescentes ao esporte como instrumento de inclusão social, educação e formação cidadã. O evento foi realizado no Centro de Treinamento Manoel Dresch, do Cuiabá Esporte Clube, no Distrito Industrial da Capital.
Durante o lançamento, Abilio destacou que a proposta vai além da formação de atletas e tem como principal objetivo oferecer oportunidades para jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Segundo ele, o projeto nasce com a participação do Cuiabá Esporte Clube, mas a intenção é expandi-lo para outras agremiações tradicionais do futebol mato-grossense.
“O projeto não é exclusivo do Cuiabá. Gostaria que envolvesse também o Mixto e o Dom Bosco. Queremos levar escolinhas para os bairros, estimular a competição saudável, a formação do futebol masculino e feminino e ampliar a inclusão social através do esporte”, afirmou o prefeito.
A primeira etapa da iniciativa prevê o atendimento de aproximadamente 600 crianças e adolescentes, que passarão a receber treinamento com profissionais ligados ao Cuiabá Esporte Clube. Além da prática esportiva, os participantes terão acompanhamento em atividades voltadas à permanência na escola, fortalecendo a proposta que une educação e esporte.
Abilio ressaltou que a parceria permitirá que jovens talentos sejam identificados e tenham acesso a oportunidades que antes estavam restritas aos grandes centros de formação esportiva. “São 600 crianças e adolescentes que terão a oportunidade de ser treinados por profissionais do Cuiabá. Quem sabe daqui não surge um novo talento para o futebol brasileiro, tanto no masculino quanto no feminino”, destacou.
O prefeito também afirmou que a expansão do programa dependerá da melhoria da infraestrutura esportiva nos bairros. Segundo ele, novos campos de grama sintética já foram instalados em regiões como Pedra 90 e Três Barras, onde o projeto começará a ser desenvolvido, enquanto outras localidades estão sendo preparadas para receber as próximas etapas.

De acordo com Abilio, a iniciativa surgiu após conversas realizadas com a direção do Cuiabá Esporte Clube durante uma partida na Arena Pantanal. A proposta ganhou força com o apoio de vereadores que destinaram emendas parlamentares para viabilizar a execução do projeto. Entre os apoiadores citados pelo prefeito estão os vereadores Rodrigo Arruda e Sá e Adevair Cabral.
Para o gestor municipal, o principal resultado esperado não está necessariamente na descoberta de futuros atletas profissionais, mas na capacidade do esporte de afastar crianças e adolescentes de situações de risco. “Nossa maior expectativa é ocupar essas crianças e adolescentes, oferecendo esperança, disciplina e perspectivas de futuro. Se conseguirmos isso, já teremos alcançado o principal objetivo do projeto”, afirmou.
Abilio também defendeu o fortalecimento dos clubes de futebol de Mato Grosso como forma de impulsionar o esporte local. Segundo ele, a valorização das equipes tradicionais pode contribuir para o crescimento do futebol mato-grossense e para a criação de novas competições de base nos próximos anos.
O programa “Bom de Esporte, Bom de Escola” integra uma estratégia mais ampla da Prefeitura de Cuiabá voltada ao desenvolvimento social por meio da prática esportiva. A expectativa da administração municipal gradualmente o número de modalidades atendidas, incorporando novas atividades além do futebol e alcançando um número cada vez maior de jovens nos bairros da Capital.