REDUÇÃO DE 90%

“A consciência tem que vir pela dor da multa”, diz Abilio ao endurecer combate às queimadas em Cuiabá

· 2 min de leitura
“A consciência tem que vir pela dor da multa”, diz Abilio ao endurecer combate às queimadas em Cuiabá

JBNews

Por Nayara Cristina

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, defendeu endurecimento das ações contra queimadas urbanas e incêndios florestais durante o lançamento do Plano de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais 2026 em Mato Grosso. Em um discurso firme, o gestor afirmou que a prefeitura irá ampliar fiscalizações, multas e operações integradas para combater práticas criminosas que colocam em risco a saúde da população e o meio ambiente.


Ao lado de representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, da Polícia Militar de Mato Grosso e de órgãos ambientais, Abilio destacou que a capital conseguiu reduzir drasticamente os focos de queimadas urbanas no último ano após a adoção de medidas preventivas e repressivas.


Segundo ele, a chegada do coronel Alessandro para atuar diretamente no planejamento estratégico das ações de combate ao fogo fortaleceu a capacidade operacional do município. O prefeito afirmou que a experiência prática do militar em operações de incêndio ajudou a construir uma nova visão de enfrentamento às queimadas em Cuiabá.


Durante o pronunciamento, Abilio relembrou que a prefeitura aprovou uma legislação municipal proibindo queimadas em qualquer área urbana da cidade, independentemente do tamanho ou da finalidade da limpeza do terreno. A medida, segundo ele, teve impacto direto na redução da sobrecarga das equipes do Corpo de Bombeiros.


“O Corpo de Bombeiros não pode ficar apagando fogo dentro da cidade e depois ainda ter que se deslocar para combater incêndios ambientais em regiões como Chapada dos Guimarães. Precisamos reduzir os problemas urbanos para dar eficiência ao combate florestal”, declarou.


O prefeito também destacou a criação da atividade delegada para o Corpo de Bombeiros, modelo já utilizado anteriormente pela Polícia Militar. A iniciativa permite convocar militares em período de folga ou fora da escala operacional para reforçar ações emergenciais sem comprometer equipes que já estão mobilizadas em outras ocorrências.


De acordo com Abilio Brunini, os resultados das ações integradas já começaram a aparecer. O gestor afirmou que, em 2025, Cuiabá registrou menos de 10% do volume de queimadas observado nos anos de 2023 e 2024.


Mesmo com a redução, o prefeito alertou para a previsão de um período crítico em 2026, em razão do grande volume de chuvas registrado no início do ano, seguido por estimativa de estiagem severa nos próximos meses — cenário considerado propício para o aumento dos incêndios florestais.


Em um dos trechos mais duros do discurso, Abilio defendeu punições rigorosas para autores de queimadas ilegais, afirmando que ações educativas nem sempre são suficientes para conscientizar infratores.


“A consciência, às vezes, precisa vir pela dor da multa, da penalidade e da ação da polícia. Quem provoca queimadas está destruindo a qualidade de vida da população e precisa ser responsabilizado”, afirmou.


O prefeito ainda parabenizou a atuação conjunta entre prefeitura, forças de segurança, órgãos ambientais e entidades envolvidas no plano estadual, defendendo que a integração entre os setores será fundamental para enfrentar o período de seca previsto para este ano em Mato Grosso.