DESMATAMENTO ILEGAL

Operação contra incêndios entra em alerta máximo em MT e segurança pública prevê ano mais crítico

· 2 min de leitura
Operação contra incêndios entra em alerta máximo em MT e segurança pública prevê ano mais crítico

JB News

Por Nayara Cristina

“Estado entra em prontidão máxima contra o fogo”, diz Susane Tamanho ao alertar sobre cenário climático crítico em MT

O Governo de Mato Grosso lançou nesta segunda-feira o plano estratégico de enfrentamento aos incêndios florestais de 2026 em meio à previsão de um período climático considerado mais severo para o Estado. Durante o evento, a secretária de Estado de Segurança Pública, Susane Tamanho, destacou que a preparação começou ainda no início do ano e envolve uma força-tarefa integrada entre diversas instituições estaduais e federais para evitar que Mato Grosso enfrente um cenário ainda mais devastador durante a temporada de queimadas.

Em discurso marcado pelo tom de alerta e reconhecimento às equipes operacionais, a titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso ressaltou que o sucesso das operações depende diretamente da integração entre Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Sema, forças policiais, Ibama e demais órgãos envolvidos no combate aos incêndios e crimes ambientais.

Segundo Susane Tamanho, todas as ações desenvolvidas pelo Estado são executadas por profissionais que atuam de forma integrada e dedicada para garantir proteção à população em um período considerado extremamente delicado. Ela afirmou que Mato Grosso deverá enfrentar condições climáticas adversas neste ano, o que exigirá ainda mais conexão entre as instituições e intensificação das operações preventivas e de combate ao fogo.

A secretária enfatizou que o Corpo de Bombeiros segue como peça central das operações, principalmente no período mais crítico do calendário ambiental, quando militares colocam a própria vida em risco para conter o avanço das chamas em áreas urbanas, rurais e ambientais.

Durante a fala, Susane Tamanho destacou ainda que nenhum órgão conseguiria enfrentar sozinho a dimensão do problema ambiental vivido pelo Estado. Conforme ela, os resultados alcançados nos últimos anos só foram possíveis graças ao trabalho conjunto entre Governo do Estado, órgãos federais e instituições parceiras.

O plano lançado pelo governo prevê ações de monitoramento, prevenção, fiscalização, responsabilização ambiental e reforço operacional das equipes em campo. A estratégia integra o comitê estadual criado para coordenar as ações de combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais em Mato Grosso.

A secretária afirmou ainda que a população espera respostas concretas do poder público diante da gravidade da crise ambiental provocada pelas queimadas, principalmente em um cenário de estiagem prolongada e aumento das temperaturas previsto para este ano.

Ao final do pronunciamento, Susane Tamanho parabenizou as equipes envolvidas na operação e afirmou que o Estado está preparado para agir rapidamente caso os incêndios avancem nos próximos meses. Segundo ela, o objetivo é garantir que Mato Grosso entregue à sociedade uma resposta eficiente diante de uma das maiores preocupações ambientais enfrentad