JB News
por Nayara Cristina
Piveta assume e prepara “troca geral”: cinco secretários deixam governo com Mauro e novos nomes serão anunciados na terça
A sucessão no comando do Palácio Paiaguás começou a ganhar forma nesta quinta-feira com o anúncio do governador Mauro Mendes de que deixará o cargo no próximo dia 31 de março para disputar uma vaga no Senado nas eleições de 2026. Com a saída, quem assume definitivamente o governo do Estado é o atual vice-governador Otaviano Piveta, que já iniciou as articulações para a formação de sua equipe.
A transição, no entanto, não será apenas administrativa. Ela vem acompanhada de uma reconfiguração no primeiro escalão do governo. Segundo o próprio Piveta, ao menos cinco secretários devem se desincompatibilizar dos cargos na mesma data da saída de Mauro Mendes para disputar as eleições, abrindo espaço para uma reformulação estratégica da gestão estadual.
“Cinco secretários se descompatibilizam junto com o governador Mauro para concorrer à eleição. Se isso acontecer, serão cinco vagas”, afirmou Piveta, ao confirmar a dimensão das mudanças que serão promovidas já no início de sua gestão.
Nos bastidores, há a expectativa de que parte dessas saídas envolva nomes já consolidados no governo atual, como o secretário de Educação, Alan Porto, além de integrantes das áreas de Segurança Pública, Saúde, Ciência e Tecnologia e Casa Civil. Entre os nomes que circulam no núcleo do governo estão Fábio Garcia, Gilberto Figueiredo, Allan Kardec e o secretário Roveri, da Segurança Pública, todos com possibilidade de deixarem os cargos para disputar mandatos eletivos.
A movimentação indica que a transição não apenas marca a saída de Mauro Mendes, mas também o início de um novo ciclo político dentro da própria base governista, com foco na montagem de chapas para as eleições proporcionais e majoritárias de 2026.
Piveta afirmou que já possui nomes praticamente definidos para ocupar as vagas que serão abertas, mas que a decisão final será tomada ao longo do fim de semana. “Ainda não tenho todos definidos, mas até o final de semana fecho esse lado todo”, declarou.
A previsão é de que os novos secretários sejam anunciados oficialmente na próxima terça-feira, dia 31, mesma data em que ocorre a saída formal de Mauro Mendes do cargo. A escolha dos substitutos é considerada estratégica, já que os nomes deverão não apenas dar continuidade à gestão, mas também ajudar a consolidar a base política do novo governo.
A reformulação ocorre em um momento em que o grupo governista busca organizar sua estrutura para as eleições de 2026, com a saída de quadros do Executivo sendo interpretada como parte de um movimento coordenado para fortalecer candidaturas tanto à Assembleia Legislativa quanto à Câmara dos Deputados.
Com isso, a posse de Otaviano Piveta não representa apenas uma mudança de comando, mas o início de uma nova fase administrativa e política em Mato Grosso, marcada pela reorganização do governo e pela antecipação das articulações eleitorais no Estado.
Veja
[playlist type="video" ids="386000"]