“É a grande chance de mostrar como governa”: Abílio Brunini avalia saída de Mauro Mendes e teste decisivo para Otaviano Pivetta que tem perfil mais técnico , VEJA VÍDEOS

· 2 min de leitura
“É a grande chance de mostrar como governa”: Abílio Brunini avalia saída de Mauro Mendes e teste decisivo para Otaviano Pivetta que tem perfil mais técnico , VEJA VÍDEOS
JB News Por Nayara Cristina A anunciada mudança no comando do Palácio Paiaguás, em Mato Grosso, abriu um novo capítulo no cenário político estadual e já movimenta bastidores, projeções eleitorais e análises sobre liderança. O governador Mauro Mendes confirmou que deixará o cargo no próximo dia 31, antecipando sua saída para viabilizar a ascensão do vice, Otaviano Pivetta, ao comando do Executivo estadual. A decisão, articulada dentro do grupo político governista, também pavimenta o caminho para que Mendes concentre esforços em uma candidatura ao Senado nas eleições de 2026. A movimentação, no entanto, vai além de uma simples transição administrativa. Nos bastidores, a leitura é de que o gesto funciona como uma espécie de “teste em campo” para Pivetta, que passa a ter a oportunidade de demonstrar, na prática, sua capacidade de liderança, articulação política e condução da máquina pública — fatores considerados decisivos para sustentar um projeto de reeleição. Durante agenda pública nesta sexta-feira (27), na inauguração do PSF do bairro Praeirinho, em Cuiabá, o prefeito Abílio Brunini sintetizou o sentimento que permeia parte da classe política ao comentar a transição. “É a grande chance de mostrar como governa”, afirmou, ao destacar que o momento oferece a Pivetta a vitrine ideal para consolidar sua imagem junto à população e aos aliados. Na avaliação do prefeito, a antecipação da posse permite que o vice-governador deixe de ser apenas uma figura de bastidor para assumir protagonismo, especialmente em um cenário onde ainda existem dúvidas quanto ao seu estilo de gestão. Conhecido por uma postura mais discreta e reservada, Pivetta carrega o desafio de ampliar sua visibilidade pública e estabelecer uma relação mais direta com diferentes setores, incluindo a imprensa e a sociedade civil. Abílio também chamou atenção para as diferenças de perfil entre o atual governador e seu vice, ressaltando que cada gestor imprime sua própria marca na administração pública. Segundo ele, enquanto Mauro Mendes construiu uma gestão mais firme e centralizadora, com forte presença política, Pivetta terá a missão de demonstrar como suas características pessoais — mais técnicas e menos expansivas — podem se traduzir em eficiência administrativa e capacidade de articulação. A expectativa agora recai sobre possíveis mudanças no ritmo e na forma de governar. Embora não haja, até o momento, indicativos oficiais de uma reformulação ampla no secretariado ou nas diretrizes do governo, o ambiente político é de observação cautelosa. Aliados aguardam sinais de continuidade ou ruptura, enquanto opositores monitoram cada movimento como termômetro para o embate eleitoral que se aproxima. Com a saída de Mauro Mendes e a ascensão de Otaviano Pivetta, Mato Grosso entra em um período de transição que, mais do que administrativa, será essencialmente política. O novo governador terá diante de si não apenas a responsabilidade de manter a estabilidade da gestão, mas a oportunidade — e a pressão — de provar que está preparado para liderar o Estado em definitivo. VEJA: [playlist type="video" ids="386315"] [playlist type="video" ids="386316"]