Japonês da Federal promete ficar seis meses na gestão de Cuiabá, descarta candidatura e vira trunfo de Abílio por transparência, VEJA O VÍDEO

· 2 min de leitura
JB News por Emerson Teixeira   A chegada do ex-agente da Polícia Federal Newton Hidenori Ishii à administração municipal movimentou os bastidores políticos da capital mato-grossense nesta semana. Conhecido nacionalmente pela atuação em grandes operações policiais e pela imagem marcante que ganhou notoriedade durante a Operação Lava Jato, o servidor aposentado foi nomeado secretário-adjunto de Governo da Prefeitura de Cuiabá pelo prefeito Abílio Brunini. A nomeação foi oficializada no dia 2 de março e integra uma estratégia da gestão municipal voltada à implantação de práticas de compliance, transparência administrativa e capacitação de servidores. Durante coletiva realizada nesta semana, Abílio apresentou oficialmente o novo integrante da equipe e explicou que a escolha se deu pela experiência técnica e também pelo reconhecimento público de Ishii. Segundo o prefeito, a presença do chamado “Japonês da Federal” tem o objetivo de fortalecer a cultura de integridade dentro da administração municipal. “Ele vai visitar secretarias, entender como funcionam os fluxos administrativos e orientar os servidores com palestras sobre boas práticas de gestão e transparência”, explicou o gestor. Abílio também destacou que a figura pública de Ishii pode ajudar a atrair a atenção dos servidores para o conteúdo das capacitações. “Às vezes você traz um especialista e as pessoas não dão tanta atenção. Quando você traz o Newton, que  tem uma imagem conhecida nacionalmente, ele prende a atenção e consegue transmitir o conhecimento”, afirmou. O prefeito revelou ainda que a negociação para trazer o ex-agente federal para a capital mato-grossense vinha sendo articulada há cerca de três a quatro meses. Ishii trabalhava em Curitiba e, após encerrar um compromisso profissional, aceitou o convite para integrar a gestão municipal. A repercussão da nomeação foi imediata e, segundo o próprio Abílio, chegou a gerar interesse de outras administrações públicas. “Depois que as matérias começaram a sair, outros municípios entraram em contato com ele perguntando se poderia trabalhar com eles também. Eu pedi: ‘Nilton, você acabou de chegar, fica com a gente pelo menos um tempo’”, contou. Apesar da visibilidade política da função e do ano eleitoral que se aproxima, Ishii fez questão de afastar qualquer especulação sobre eventual candidatura. Ele revelou que chegou a receber convite para disputar uma vaga de deputado federal no Paraná, mas recusou a proposta para se dedicar ao trabalho técnico. “Eu prefiro atuar nos bastidores, orientando sobre compliance, transparência e ética. Esse é um trabalho que eu gosto muito e que pode contribuir para que a administração pública seja cada vez mais séria e responsável”, afirmou. O ex-agente também destacou que sua atuação tem como foco a conscientização de servidores e gestores sobre a importância das práticas de integridade na administração pública. Segundo ele, quando há transparência e controle adequado dos processos, quem realmente se beneficia é a população. “Quando o setor público trabalha com ética e transparência, quem ganha é a comunidade. Uma gestão organizada e consciente traz resultados para toda a sociedade”, declarou. A chegada do “Japonês da Federal” ocorre em um momento em que a Prefeitura de Cuiabá busca ampliar mecanismos de controle interno e modernizar seu portal de transparência. Entre as medidas anunciadas pelo prefeito está a implementação de dados abertos, permitindo que qualquer cidadão acompanhe a tramitação de documentos e decisões administrativas. Na avaliação da gestão municipal, a experiência acumulada por Ishii ao longo da carreira na Polícia Federal pode contribuir diretamente para consolidar uma cultura administrativa baseada em integridade e controle institucional. Nos bastidores políticos da capital, a nomeação também é vista como um gesto simbólico de reforço ao discurso de combate à corrupção e de fortalecimento das práticas de governança dentro da máquina pública municipal. veja o vídeo