JB News
por Nayara Cristina
A Prefeitura de Várzea Grande deu mais um passo na reestruturação da rede pública de saúde na manhã desta segunda-feira (23), com a inauguração da Sala Lilás e a entrega das obras de revitalização do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). O evento contou com a presença da prefeita Flávia Moretti, da deputada federal Gisela Simona e do deputado estadual Eliseu Nascimento, responsável por emenda parlamentar que auxiliou na aquisição de mobiliários e equipamentos da unidade.
Durante a cerimônia, a prefeita destacou que a reforma do espaço era necessária diante das condições enfrentadas anteriormente por servidores e pacientes. “Servidores trabalhavam de forma insalubre, e nós prontamente começamos a trabalhar no projeto para fazer a reforma aqui do SAE. Não tinha como fugir disso”, afirmou. Segundo ela, a obra foi iniciada com recursos próprios do município e contou posteriormente com o apoio do deputado Eliseu para a conclusão da estrutura e adequação dos ambientes.
O novo espaço marca a ampliação do atendimento humanizado, especialmente com a criação da Sala Lilás, destinada ao acolhimento de mulheres vítimas de violência, e de uma nova sala de psicologia, preparada para garantir escuta qualificada em um ambiente reservado e confortável. Flávia Moretti ressaltou que o local também atende crianças, meninas e adolescentes vítimas de violência sexual, o que exigiu uma atenção especial na organização dos serviços. “Preparamos todo o acolhimento, com psicóloga e assistência social, para atender essas vítimas de forma devida”, destacou.
A unidade, que já é referência no município, realiza mensalmente o atendimento de mais de 600 pessoas, oferecendo serviços voltados à prevenção, diagnóstico e acompanhamento de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites virais, além de encaminhamento para tratamento especializado quando necessário. Para a gestão municipal, a reestruturação não apenas melhora a qualidade do atendimento ao público, como também valoriza os profissionais da saúde.
A prefeita enfatizou que, apesar de o prédio ser antigo, as intervenções realizadas garantiram melhores condições de trabalho e atendimento. “Hoje o servidor da saúde vai trabalhar em um espaço mais digno e a população vai encontrar um ambiente de qualidade”, afirmou. As melhorias fazem parte de um processo contínuo de investimento na infraestrutura das unidades de saúde de Várzea Grande, com foco na humanização do atendimento e no fortalecimento da rede pública.
Ao final, Flávia Moretti classificou a entrega como mais um avanço da gestão. “Estamos fazendo acontecer a diferença no atendimento público, na ponta, com mais acolhimento e respeito à população”, concluiu.