JB News
por Nayara Cristina
Cuiabá sai de nota suspensa e alcança C+ na Capag, mas ainda enfrenta restrições fiscais e alto endividamento
A Prefeitura de Cuiabá segue enfrentando desafios fiscais significativos, mesmo após avançar na classificação da Capag, indicador utilizado pela Secretaria do Tesouro Nacional para medir a saúde financeira de estados e municípios. Dados de simulações e relatórios divulgados no início de 2025 apontam que a capital mato-grossense passou de uma situação de nota suspensa para o nível C+, ainda considerado de baixa capacidade de pagamento.
A classificação Capag varia de A, considerada a melhor avaliação, até D, a pior. A nota C indica que o ente público possui limitações para contrair novos empréstimos com garantia da União, ficando sujeito a uma análise mais rigorosa da STN. No caso de Cuiabá, o histórico recente inclui suspensão da nota desde 2020, em razão de problemas relacionados à transparência fiscal e inconsistências contábeis.
Relatórios do Tesouro Nacional também apontam que a capital apresenta dificuldades financeiras, com registro de caixa negativo e elevado nível de endividamento, fatores que impactam diretamente a capacidade de investimento e de cumprimento de obrigações financeiras.
Durante o lançamento da programação do aniversário de 307 anos da cidade, o prefeito Abilio Brunini comentou a evolução do indicador e destacou que o município deixou a condição mais crítica. Segundo ele, “como não tinha uma nota pior do que a disponível, Cuiabá estava sem nota. Hoje a gente está na C+. Isso significa que a gente saiu do fundo do poço e estamos subindo a cordinha ainda. Não significa que a gente saiu do poço, mas significa que a gente já consegue respirar um pouco”.
O gestor afirmou ainda que a reorganização financeira tem permitido ampliar investimentos em áreas prioritárias. “Já estamos tendo uma organização financeira melhor, e com isso a gente consegue investir mais na cidade e cuidar melhor da cidade. A gente aumentou nossos investimentos na escola, em infraestrutura escolar”, disse, citando intervenções após problemas estruturais agravados pelo período de chuvas.
Apesar do avanço, a atual classificação ainda impõe limitações à gestão fiscal do município. A expectativa da administração é melhorar o indicador nos próximos ciclos de avaliação. “Pretendemos entregar esse ano com uma nota melhor para o ano que vem chegar na nota B”, completou o prefeito.
Mesmo com a evolução para C+, o cenário fiscal de Cuiabá segue sob atenção dos órgãos de controle, uma vez que a recuperação plena da capacidade de pagamento depende da redução do endividamento, equilíbrio das contas públicas e manutenção da transparência na gestão fiscal.
Veja :
[playlist type="video" ids="388191"]