Debandada no MDB: Juarez Costa migra para o Republicanos e enfraquece projeto da sigla em Mato Grosso

· 2 min de leitura
JB News por Nayara Cristina A movimentação política em Mato Grosso ganhou novos contornos na noite desta terça-feira, com a filiação do deputado federal Juarez Costa ao Republicanos, em ato realizado em Brasília. A mudança de partido consolida um movimento que já vinha sendo articulado nos bastidores desde o início das discussões para as eleições de 2026 e representa um duro golpe para o MDB no estado, que perde uma de suas principais lideranças na Câmara Federal. Juarez Costa, que obteve quase 80 mil votos nas eleições de 2022, oficializou sua entrada na nova sigla ao lado do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, e do vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Piveta, que passa a contar com mais um aliado de peso na construção de seu grupo político. A filiação reforça diretamente o palanque de Piveta e amplia a musculatura do Republicanos para a disputa eleitoral que se aproxima. A saída de Juarez se soma à debandada já anunciada de outras figuras importantes do MDB, como o deputado federal Emanuelzinho, que deve migrar para o PSD, além do enfraquecimento natural do partido com a saída de cena de Carlos Bezerra. Esse cenário compromete significativamente a capacidade da sigla de montar uma chapa competitiva para deputado federal em 2026, reduzindo seu potencial de votos e colocando em risco a manutenção de cadeiras na Câmara dos Deputados. Nos bastidores, a preocupação é ainda maior porque o impacto não se limita apenas à bancada federal. A fragilização do MDB também atinge diretamente a construção de chapas proporcionais para deputado estadual, já que a perda de nomes fortes diminui o efeito de puxadores de votos, fundamentais no sistema eleitoral brasileiro. Além disso, o movimento esvazia o discurso político da legenda no estado, especialmente em um momento em que a deputada estadual Janaína Riva desponta como possível candidata ao Senado, dependendo de uma base sólida para sustentar seu projeto. O ato de filiação também foi marcado pela adesão de outras lideranças políticas, entre elas o deputado Dr. Eugênio de Paiva, que deixa o PSB, e a suplente de deputada federal Juliana Kolackiewicz, que já ocupou a vaga de Juarez Costa na Câmara e teve expressiva votação, com mais de 16 mil votos. A presença dessas lideranças reforça o crescimento do Republicanos no estado e sinaliza uma reorganização significativa das forças políticas rumo às eleições. Com amplo espaço ainda até o pleito de 2026, o MDB deve buscar alternativas para recompor seus quadros e manter competitividade, mas a saída em série de nomes estratégicos já impõe um desafio imediato à legenda, que vê seu protagonismo ser ameaçado em um dos estados mais relevantes do cenário político nacional.