JB News
Pir Nayara Cristina
A prefeita de Flávia Moretti deu posse, nesta terça-feira (3), ao novo presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE). O vereador licenciado Rogério da França Martins, do PSDB, conhecido como Rogerinho da Dakar, assume o comando da autarquia em meio a uma grave crise hídrica que afeta diversos bairros do município. O ato foi publicado em edição suplementar do Diário Oficial na segunda-feira (2).
Empresário e vereador por três mandatos consecutivos — sendo o mais recente com 1.766 votos — Rogerinho afirmou que os caminhões-pipa continuarão sendo utilizados enquanto não houver uma solução estrutural definitiva para o sistema de abastecimento. Segundo ele, o principal gargalo do DAE não está na captação ou no tratamento da água, mas na distribuição.
“Infelizmente, com a autarquia do jeito que está, o caminhão-pipa ainda é necessário. Apenas a concessão vai resolver”, declarou. O novo presidente defendeu a realização de mutirões para identificar e corrigir vazamentos na rede. “Nós precisamos fazer planejamentos para entrar nesses bairros e tentar resolver o máximo dos vazamentos. Se resolvermos o máximo dos vazamentos, com certeza diminui o custo da autarquia”, pontuou.
Rogerinho citou como exemplo a experiência de Cuiabá, afirmando que, após a concessão dos serviços de água e esgoto, houve melhora significativa na distribuição para a população. Para ele, o mesmo caminho deverá ser adotado por Várzea Grande como solução definitiva para o problema histórico enfrentado pela cidade.
Durante a cerimônia de posse, a prefeita Flávia Moretti destacou que a mudança na presidência do DAE representa um novo momento para a autarquia. Segundo ela, a gestão municipal está comprometida em buscar soluções técnicas e estruturais para enfrentar a crise. “Estamos iniciando uma nova etapa no DAE, com responsabilidade e transparência. Sabemos da dificuldade enfrentada pela população e não estamos medindo esforços para reorganizar a autarquia e avançar na solução definitiva do abastecimento”, afirmou.
A prefeita ressaltou ainda que a concessão do serviço está em estudo e que qualquer decisão será tomada com responsabilidade jurídica e técnica. “Nosso objetivo é garantir eficiência e qualidade no fornecimento de água para a população. Vamos agir com planejamento e diálogo”, completou.
Questionado sobre contratos e possíveis auditorias, Rogerinho afirmou que todos os documentos serão analisados e que precisa de prazo para apresentar um diagnóstico completo da situação. “Está sendo feita toda a transmissão. Vamos puxar todos os contratos e aí eu posso responder mais claro para todos vocês. Peço um pouquinho de paciência, estamos entrando agora, mas com certeza essas respostas eu vou dar”, declarou.
O novo presidente inicia a gestão prometendo compromisso, transparência e articulação política em busca de recursos estaduais e federais, enquanto mantém o uso de caminhões-pipa como medida emergencial até que uma solução definitiva seja implementada.
Veja;
[playlist type="video" ids="380453"]