Abílio Brunini confirma saída de cinco secretários para coordenar campanhas estaduais, diz que gestão não será prejudicada e faz mistério sobre substitutos, VEJA O VÍDEO
JB News
por Nayara Cristina
Uma movimentação política começa a redesenhar o primeiro escalão da Prefeitura de Cuiabá. O prefeito Abílio Brunini confirmou que mudanças em secretarias estratégicas da administração municipal deverão ocorrer até o dia 31 de março, com a saída de integrantes do governo que irão se dedicar à articulação política e às campanhas eleitorais de 2026.
Entre os nomes que devem deixar as pastas estão Maria Monge, Daniela Carmona e Murilo Bianchini. Nos bastidores do Palácio Alencastro, a saída do trio já era tratada como praticamente certa nos últimos dias.
Os três auxiliares próximos do prefeito deverão passar a atuar diretamente nas articulações políticas visando o pleito de 2026. A tendência é que Maria Monge se envolva na construção da pré-candidatura do secretário estadual de Educação, Alan Porto, à Assembleia Legislativa. Já Murilo Bianchini deve integrar o núcleo político da campanha do deputado federal Coronel Assis.
No caso de Daniela Carmona, a expectativa é que ela passe a colaborar com a estrutura política do vice-governador Otaviano Pivetta, apontado nos bastidores como um dos principais nomes do grupo governista para disputar o comando do Palácio Paiaguás em 2026.
Durante entrevista concedida na manhã desta segunda-feira em um encontro do Partido Liberal, no qual também se discutiu o cenário eleitoral envolvendo o senador Wellington Fagundes, Abílio Brunini comentou publicamente a movimentação interna em sua equipe.
Segundo o prefeito, a tendência é que mais mudanças ocorram no primeiro escalão, já que outros integrantes da gestão também manifestaram interesse em participar diretamente das articulações eleitorais.
“Quem vai sair para se ocupar com candidaturas ou ajudar nas campanhas deve deixar o cargo até o dia 31 de março. Vamos fazer uma transição organizada para que as secretarias continuem funcionando normalmente”, afirmou.
Abílio também indicou que cerca de cinco secretários podem deixar suas funções na administração municipal para se dedicar às disputas eleitorais e às articulações políticas do próximo pleito.
Apesar da confirmação das saídas, o prefeito evitou antecipar os nomes que irão assumir os cargos deixados pelos auxiliares. Segundo ele, a prioridade neste momento é garantir uma transição gradual para que as áreas estratégicas da prefeitura não sofram descontinuidade administrativa.
“Não tem ninguém definido ainda. A gente vai fazer uma transição, conversar com as equipes das secretarias e organizar para que o próximo secretário já comece com a estrutura funcionando. Não será uma saída imediata, será algo planejado”, explicou.
A saída de Maria Monge da Secretaria de Educação é considerada uma das mudanças mais sensíveis dentro da gestão, já que a pasta é uma das maiores estruturas da administração municipal. Nos bastidores, interlocutores do governo afirmam que a decisão foi tomada após conversas entre o prefeito e seus auxiliares mais próximos, diante da necessidade de reorganizar o grupo político para o cenário eleitoral que começa a se desenhar em Mato Grosso.
Mesmo diante das mudanças, Abílio Brunini garantiu que a prefeitura continuará funcionando normalmente e que as substituições serão feitas de forma técnica e gradual.
Nos corredores do Palácio Alencastro, a leitura predominante é que as mudanças representam o início de uma reorganização política dentro do grupo que governa Cuiabá, mirando diretamente o tabuleiro eleitoral de 2026.
Veja :
[playlist type="video" ids="381894"]