Amizade com Pivetta pesa: Abílio Brunini volta a expor dificuldade de subir em palanque de Wellington Fagundes e declara “Deus que te abençoe”, VEJA O VÍDEO

· 2 min de leitura
JB News Por Emerson Teixeira O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, voltou a demonstrar publicamente o desconforto em apoiar a pré-candidatura do senador Wellington Fagundes ao governo de Mato Grosso nas eleições de 2026. Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira em um evento do Partido Liberal na capital mato-grossense, o prefeito afirmou novamente que enfrenta dificuldades para subir no palanque do senador devido à relação pessoal de amizade que mantém com o vice-governador Otaviano Pivetta, que também se movimenta como pré-candidato ao Palácio Paiaguás. Esta é a segunda vez que Abílio manifesta publicamente o mesmo posicionamento, evidenciando um distanciamento político em relação ao projeto eleitoral de Wellington dentro do próprio campo político em que ambos estão inseridos. Apesar disso, o prefeito procurou adotar um tom conciliador, afirmando respeitar a pré-candidatura do senador e as decisões partidárias. Durante sua fala, Brunini destacou que participou do encontro por ser filiado ao PL e relembrou o projeto político conduzido pelo partido em Cuiabá nas eleições municipais de 2024, quando, segundo ele, o grupo conquistou resultados expressivos, elegendo quatro vereadores e vencendo a disputa pela prefeitura nos dois turnos. No entanto, ao abordar o cenário estadual para 2026, o prefeito deixou claro que sua posição é marcada por um dilema pessoal e político. Segundo ele, já conversou diretamente com Wellington sobre o assunto em Brasília e explicou que mantém uma relação muito próxima com Pivetta, o que dificulta um alinhamento automático à candidatura do senador. Brunini ressaltou que respeita tanto o projeto político do PL quanto as decisões da liderança nacional do partido, mas destacou que existem vínculos pessoais que não são simples de romper. “Expliquei para ele da minha relação muito próxima, íntima, que eu tenho com o Otaviano Pivetta. Ele sabe muito bem disso e das dificuldades que a gente vai ter durante esse projeto de construção”, afirmou. Mesmo apontando o impasse, o prefeito buscou evitar um rompimento político aberto. Ele disse torcer pelo sucesso das duas pré-candidaturas e afirmou que pretende manter uma relação institucional com qualquer que seja o futuro governador eleito. “Eu torço pelos dois, tanto pelo pré-candidato ao governo Wellington quanto pelo pré-candidato Pivetta. Tenho carinho e respeito por ambos”, declarou. A declaração evidencia um cenário delicado dentro do campo político ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro em Mato Grosso, onde diferentes grupos começam a se movimentar em torno da sucessão estadual de 2026. Enquanto Wellington Fagundes já trabalha para consolidar sua pré-candidatura com apoio do PL, Otaviano Pivetta também articula sua viabilização política como possível sucessor do governador Mauro Mendes. Ao final da coletiva, Abílio Brunini destacou que seu foco principal, neste momento, é a gestão da capital e a construção de resultados administrativos que possam fortalecer politicamente seu grupo nos próximos anos. Segundo ele, o trabalho realizado em Cuiabá poderá contribuir para fortalecer candidaturas alinhadas ao projeto político do campo conservador nas eleições de 2026. Nos bastidores da política mato-grossense, as declarações do prefeito reforçam a percepção de que a disputa pelo governo do estado ainda deverá passar por intensas articulações internas, especialmente entre lideranças que hoje dividem o mesmo espectro político, mas que caminham em projetos distintos para a sucessão estadual. veja : https://youtu.be/NU_JvvNtWd0?si=g2adX487Yn6A5MlK