“Conheço o TAC e sei onde agir”: Deise fala da troca de VG por Cuiabá e promete respostas rápidas na saúde da capital, VEJA

· 2 min de leitura
JB News por Nayara Cristina De Várzea Grande a Cuiabá: Deise Bocalon deixa legado positivo e assume missão de reestruturar saúde da capital A movimentação na cúpula da saúde pública na região metropolitana ganha novos contornos com a saída da secretária Deise Bocalon da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande para assumir, a partir do próximo dia 31 de março, o comando da pasta em Cuiabá. Com trajetória consolidada na gestão pública e experiência em momentos críticos da capital, a gestora retorna com a missão de enfrentar gargalos históricos e dar continuidade a processos estruturantes já em curso. A escolha do prefeito Abílio Brunini aposta justamente no perfil técnico e na experiência acumulada por Deise, que já atuou diretamente em processos de reconstrução da saúde cuiabana, inclusive durante o período de intervenção estadual. Agora, o desafio é ainda mais sensível: reorganizar fluxos, dar respostas a compromissos firmados e acelerar melhorias em áreas consideradas prioritárias. Entre os pontos centrais da nova gestão está o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), instrumento acompanhado pelo Ministério Público, que exige respostas efetivas na área hospitalar e na regulação de serviços. A própria secretária destacou que conhece profundamente o documento, já que participou da sua construção técnica, especialmente nos eixos mais sensíveis da saúde pública. “Esse TAC teve participação minha na escrita, principalmente na área hospitalar e de regulação. Então, a gente conhece bem esse instrumento e vamos trabalhar para dar as respostas necessárias, priorizando aquilo que é mais relevante e urgente para a população”, afirmou. A transição entre os dois municípios ocorre de forma articulada. Deise relatou que comunicou previamente a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, que recebeu a decisão com compreensão, apesar do impacto na continuidade de projetos em andamento. A gestora permanece no cargo até que um novo nome seja definido e totalmente inteirado das ações em execução, garantindo assim a continuidade administrativa. Mesmo com um período relativamente curto à frente da saúde de Várzea Grande, a avaliação da secretária é positiva. Segundo ela, houve avanços importantes na organização da rede e na condução de projetos estratégicos, sempre com respaldo da gestão municipal. “Pra mim foi uma oportunidade única. A prefeita Flávia me deu autonomia, acompanhou de perto e esteve junto nos projetos. Foi um período produtivo, resolutivo e muito importante para a estruturação da saúde”, destacou. Agora, em Cuiabá, a expectativa é de uma atuação firme, com foco em resultados e respostas rápidas à população. A experiência acumulada e o conhecimento técnico da nova secretária colocam sobre sua gestão a responsabilidade de conduzir uma das áreas mais sensíveis da administração pública, em um cenário que ainda exige reorganização, eficiência e credibilidade. Veja : [playlist type="video" ids="384227"]