JB News
por Nayara Cristina
Após novas mudanças no staff, prefeita dá carta branca a Maria Fernanda na Educação e cobra resultados em Várzea Grande
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, oficializou a posse de Maria Fernanda Figueiredo como nova secretária municipal de Educação, em uma cerimônia marcada por discursos de confiança, fé e cobrança por resultados em uma das áreas mais estratégicas da administração pública. Durante o ato, a gestora deixou claro que a nova titular da pasta terá autonomia total para conduzir a secretaria, incluindo liberdade para montar integralmente sua equipe técnica.
Em seu discurso, Flávia afirmou que a escolha por Maria Fernanda foi pensada ainda no período de transição de governo, quando chegou a convidá-la para assumir a função pela primeira vez. Na ocasião, no entanto, a educadora preferiu não aceitar o convite. Segundo a prefeita, o momento atual acabou sendo o mais adequado para que ela assumisse o comando da pasta.
A prefeita ressaltou que a Secretaria de Educação é a maior estrutura da administração municipal e carrega uma responsabilidade que vai além da gestão administrativa, pois envolve diretamente o futuro das crianças e jovens do município. Durante a cerimônia, Flávia também pediu que a nova secretária conduza sua gestão orientada pela fé, afirmando que caminhar com Deus será essencial para enfrentar os desafios da área.
Segundo a gestora, a educação de Várzea Grande precisa ser tratada de forma integral, com políticas públicas que ultrapassem os limites da sala de aula e dialoguem com projetos sociais, instituições e iniciativas que atuam em parceria com o município. Ela destacou, por exemplo, ações desenvolvidas com forças de segurança, projetos sociais e programas voltados ao atendimento de estudantes em situação de vulnerabilidade.
Ao falar sobre os desafios da nova gestão, Flávia citou a necessidade de ampliar o número de vagas na rede municipal, reforçar o quadro de professores e melhorar o atendimento a crianças neurodivergentes. De acordo com a prefeita, Maria Fernanda já iniciou uma série de reuniões técnicas e passou os últimos dias trabalhando para destravar problemas que estavam acumulados na secretaria.
A posse da nova secretária integra uma série de mudanças promovidas por Flávia Moretti no primeiro escalão da prefeitura desde o início de seu mandato. Recentemente, a prefeita também promoveu alterações no Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE), outra área considerada crítica da administração municipal. Para o comando da autarquia, ela nomeou o vereador Rogerinho da Dakar, que passou a presidir o órgão responsável pelo abastecimento de água e pelo sistema de saneamento da cidade.
Com as mudanças nas duas pastas consideradas mais problemáticas da gestão — Educação e DAE — a prefeita busca imprimir uma nova identidade à administração municipal. Desde que assumiu o cargo, Flávia vem promovendo trocas no secretariado como forma de ajustar a equipe e cobrar maior eficiência na condução das políticas públicas.
A própria prefeita já declarou publicamente que não hesita em substituir auxiliares que não apresentem desempenho. Segundo ela, secretário que não demonstrar resultados ou comprometimento com os objetivos da gestão poderá ser substituído.
As mudanças também refletem um novo momento político dentro da administração municipal. As duas pastas estratégicas — tanto a Educação quanto o DAE — eram anteriormente comandadas por nomes ligados ao vice-prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves, conhecido como Tião da Zaeli, que chegou a ser um dos principais aliados de Flávia Moretti durante a campanha eleitoral e um dos maiores apoiadores políticos de sua candidatura.
Nos bastidores, no entanto, a relação entre os dois se deteriorou e resultou em um rompimento político. Com as recentes mudanças no primeiro escalão, Flávia praticamente encerra a influência do vice-prefeito sobre áreas consideradas centrais da gestão municipal, sinalizando o fim da aproximação política entre ambos.
A reorganização do secretariado, portanto, é vista como parte de uma estratégia da prefeita para consolidar uma nova fase administrativa e reforçar o controle direto sobre setores estratégicos da prefeitura.
Apesar do histórico de mudanças na equipe de governo, Flávia demonstrou confiança na permanência de Maria Fernanda à frente da Secretaria de Educação. Durante a cerimônia, a prefeita afirmou que espera que a nova secretária permaneça no cargo até o final do mandato e que tenha tempo suficiente para implementar as mudanças que considera necessárias para melhorar a rede municipal de ensino.
Ao final do evento, Flávia reforçou que Maria Fernanda terá apoio da prefeitura, de vereadores e de instituições parceiras para conduzir a pasta. Para a gestora, fortalecer a educação é uma das prioridades centrais de sua administração, já que, segundo ela, é por meio dela que se constrói o futuro de Várzea Grande.